Negar por negar

Resultado de imagem para top climate denialism cartoon
"E se isso tudo for uma grande farsa e a gente cria um mundo melhor por motivo nenhum?"


Porque tem gente que não acredita na ciência das mudanças climáticas?

O conhecimento científico a respeito do aquecimento global e das mudanças climáticas avança com passos firmes. Os níveis do mar e as temperaturas globais estão aumentando, as geleiras estão derretendo ao redor do planeta e as calotas polares estão diminuindo a taxas sem precedentes.

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o IPCC (na sigla em inglês), reuniu na elaboração de seu último relatório quase 1.000 cientistas de diversos centros de pesquisa e instituições acadêmicas. O trabalho do IPCC é revisar toda a literatura científica produzida entre um relatório e outro.

No último relatório, as evidências mostram que o aquecimento do sistema climático é inequívoco. A ciência não tem dúvidas sobre a realidade do aquecimento global e as mudanças climáticas. Mas ainda há um público que busca negar o conhecimento científico.

Em parte, corporações e setores econômicos possuem um forte incentivo para gerar confusão a respeito dos fatos. Para tanto, utilizam de diversos recursos, entre eles a divulgação em meios de comunicação e mídias sociais. Também se apoiam em especialistas - pessoas que procuram apresentar credenciais de cientistas, mas que na verdade não participam da ou não tem credibilidade junto à comunidade científica.

Mas alguns cientistas sociais apontam outro fator. Muitas vezes, as pessoas consomem informações que confirmam suas crenças - e ignoram qualquer coisa que as desafie. É quase um exercício de fé: no fundo pouco importa a referência científica, o importante é encontrar uma voz que rearfirme as crenças ou preconceitos pessoais.

Comentários

Postagens mais visitadas